Avançar para o conteúdo

Eventos

Realizamos em 15 de março de 2022 o curso “Animal é Compromisso Político” para os pré-candidatos ao pleito eleitoral de 2022 para os cargos do legislativo estadual e federal e propomos uma pauta mínima animalista para as plataformas políticas. Também realizamos um workshop presencial na Câmara Municipal de São Paulo no dia 06 de maio do mesmo ano, para parlamentares e assessores.

Animal é compromisso político

O curso “Animal é compromisso político” foi organizado pela Frente Legal Animalista do Fórum Animal e realizado no dia 15 de março via plataforma Zoom. As vagas eram destinadas aos pré-candidatos ao cargo de Deputado Estadual, Federal e Senador nas próximas eleições e assessores ou demais atores políticos interessados. Na programação do curso foram discutidos temas essenciais para quem visa defender os interesses dos animais e promover uma sociedade mais justa para todos os seres, como: Saúde coletiva e Bem-estar animal; importância da consideração moral de todas as espécies e outros assuntos mais voltados a construção das propostas legislativas, como noções gerais de administração pública, Legislação de Proteção Animal e aspectos jurídicos e contexto social da construção de projetos de lei.

I Workshop de Políticas Públicas para Animais em Situação de Fazenda

A realização do “I Workshop de Políticas Públicas para Animais em Situação de Fazenda” faz parte das ações da Frente Legal Animalista do Fórum Animal que propõe ampliar a participação dos movimentos de proteção animal nos debates públicos, visando também a consolidação e ampliação das políticas animalistas centradas nos interesses dos animais não humanos, independente de sua espécie ou das práticas humanas às quais são submetidos.O público alvo do evento foram parlamentares em mandato e seus respectivos assessores políticos. O evento foi realizado no dia 06 de maio de 2022 de maneira gratuita e presencial na Câmara Municipal de São Paulo. Foram discutidos no workshop temas como a avaliação de bem-estar em animais em situação de fazenda, com enfoque em aves e suínos, tipos de sistemas de criação animal e os potenciais riscos zoonóticos destes para a saúde pública e meio ambiente. Também foram discutidas as normas legais vigentes de proteção animal e a estrutura e construção dos projetos de lei aplicáveis e que considerem os animais. Dessa forma, dezenas de ouvintes, presentes tanto online quanto presencialmente, foram impactados pelo Workshop, de forma a ampliar a conscientização da política nacional sobre o bem-estar dos animais em situação de Fazenda. A Frente Legal Animalista trabalha com este objetivo: democratizar o conhecimento técnico-científico em favor do avanço dos direitos dos animais no país. Afinal, o Brasil deve respeitar todos os seres vivos, não só os seres humanos.